O estudo e a criação (ou descobrimento) do nome Pyuá surgiu através da intenção de se criar uma marca genuinamente brasileira, que resgatasse a nossa cultura e ancestralidade, mostrando que aqui no Brasil também existe uma tradição na criação e fabricação de artefatos de madeira para o mar e para os rios. Essa tradição em terras tupiniquins se iniciou através dos índios brasileiros. Com isso, fizemos uma pesquisa junto aos índios Guarani da aldeia M'Biguaçu, Florianópolis-SC, para descobrir como eles representavam, através de sua língua, a palavra remo ou o ato de remar. Além do significado da atividade em si, essa palavra tem também uma forte conotação com o sentido de prosperidade ou de "ir para frente". É de bom grado receber um remo de presente de alguém, com certeza essa pessoa lhe quer bem e lhe deseja sucesso e prosperidade em sua vida! Os índios desta aldeia nos apresentaram o vocábulo (piuá) e nos fizeram alguns desenhos* para representá-lo:
* Dizemos "desenhos" pois na cultura Guarani não existe a representação escrita.
A parti daí, os desenhos foram digitalizados e trabalhados junto com meu ex-professor e designer gráfico Mauro De Bonis, para que chegássemos a logomarca final :

Assim, criamos a logo da Pyuá, com a ajuda dos índios Guarani, que nos presentearam com uma palavra de significado valioso, que fortalece o nosso conceito, baseado nas raízes culturais e históricas do Brasil.
Ainda nesse estudo, criamos uma variação da logo para os remos da Pyuá:
Ainda nesse estudo, criamos uma variação da logo para os remos da Pyuá:

Nenhum comentário:
Postar um comentário