A Pyuá foi criada por Bruno Corrêa de Araújo, designer e surfista, que iniciou seus projetos ainda na universidade em Florianópolis-SC, criando e desenvolvendo trabalhos em Bambu natural e projetos com laminados de bambu, como uma prancha de surfe de Bambu, 100% ecológica. A partir daí outras idéias surgiram e atualmente a Pyuá desenvolve também em seu Atelier produtos com madeira reaproveitada.
A intenção de uma identidade 100% brasileira nos produtos, resgatou as raízes e nossa ancestralidade através dos índios Guarani, que nos "batizaram" com o nome Pyuá "o ato de remar".
O objetivo é valorizar a estética, a ergonomia e a funcionalidade nos produtos. Tendo como meta o Design Sustentável, priorizamos a utilização de matéria-prima ecológica e nacional, madeiras certificadas e de reaproveitamento, colas e resinas de origem vegetal e óleos naturais.
A produção é artesanal, permitindo que cada detalhe e etapa do processo seja valorizado. Sejam bem vindos !!!




sábado, 13 de março de 2010

O Início dos Remos !

Esses são nossos primeiros modelos!!!
Usamos dois tipos de madeira, o Marupá e o Frejó, que juntos proporcionam leveza e resistência. Fizemos dois tipos de colagem de cabos e percebemos, após alguns testes, que o segundo modelo, os dois da direita nas fotos, proporcionam mais flexibilidade na remada, além de esteticamente mais bonitos. Os remos foram laminados com resina Epoxi e fibra-de-vidro!






2 comentários:

  1. olá,

    sou estudante de design e estou desenvolvendo um móvel que quero produzir com laminado de bambu para meu TCC. Pesquisando sobre esse material encontrei o seu projeto da prancha de surf, que achei mto interessante.

    Estou procurando fornecedores de laminado de bambu para confeccionar meu protótipo, mas estou tendo mta dificuldade de encontrar. Vi que para o seu projeto vc msmo fabricou as lâminas, então queria ver se vc podia me falar um pouco da sua experiência com o material e se teria algum contato de produtor/fornecedor de bambu pra indicar..

    e parabéns pelo blog e pelo trabalho dos remos, mto bom!

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia,
    Que bom que você gostou do meu trabalho!Fico feliz em saber que você, com designer, se interessa pelo Bambu e utiliza o mesmo em seus projetos. O bambu laminado, além do apelo sustentável, tem uma valor estético grande. No caso do meu projeto, eu mesmo produzi os laminados que utilizei, por opção de aprendizagem. Você pode encontrar para vender o bambu laminado em lojas especializadas em madeiras ou materiais ecológicos. Caso queira trocar mais informações sobre Bambu, me mande um e-mail, pyuabrasil@gmail.com
    Atenciosamente, Bruno Araújo

    ResponderExcluir